Atendimento

  A entidade atende crianças de 5 a 10 anos, as turmas são separadas por idade cronológica (ano de nascimento) sendo nomeadas como turmas A, B, C e D, tanto no período matutino como no vespertino. As crianças que completam 10 anos nos meses de janeiro e fevereiro são desligadas e encaminhadas para outra entidade que atende esta faixa etária, as que completam 10 anos de março a dezembro permanecem durante o ano letivo. As crianças que frequentam a entidade no período matutino recebem diariamente café da manhã, almoço e realizam a higiene bucal, já as crianças do período vespertino recebem almoço,  lanche e realizam a higiene bucal.

Características dos usuários da entidade

  Atualmente estão matriculadas 135 crianças, a maiorias das crianças encontram-se em diferentes graus de vulnerabilidade social sendo filhos de famílias beneficiárias de programas sociais como: Bolsa Família, Programa Leite das Crianças, Projetos de Habitação, Baixa Renda entre outros. Também visando o trabalho em rede com os demais programas sociais no atendimento dessas famílias.  Além destes trabalhadores autônomos e com Registro em Carteira como: carpinteiro, empregadas domésticas, pedreiro, ajudante pedreiro, vendedor  e entre outros.

 
   Sendo estas famílias de baixa renda em situações de risco e vulnerabilidade social, acompanhadas pela rede de proteção da criança e do adolescente e demais serviços da assistência social. Crianças encaminhadas pelos serviços da Proteção Social Básica e Especial (CRAS E CREAS), Conselho Tutelar e Rede de Proteção; Crianças com deficiências, com prioridade para as beneficiárias do BPC; Crianças cujas famílias estejam inseridas no cadastro Único e respectivamente beneficiárias de programas de transferência de renda.

 

  É realizado diagnóstico identificando as principais expressões da questão social para definir práticas e procedimentos no âmbito instituição-família-sociedade para garantia de direito da criança e do adolescente. Trabalhando a autoestima, a saúde emocional, os conflitos familiares e o fortalecimento de vínculos, através de reuniões mensais, Ciranda dos pais e festa da família.