História do Lar São Mateus

Em 07 de dezembro de 1971, fundou-se através da iniciativa de pessoas da sociedade uma instituição de caridade e de utilidade pública, com os objetivos de atender a velhice desamparada, e proporcionar à comunidade oportunidade para desenvolver os sentimentos de fraternidade para com os menos favorecidos pela sorte. Funcionou em um prédio cedido pelo Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes e teve como principais fundadores: Altair Précoma, Alvir Licheski, Antônio José Portes, Dr. Carlos Luiz Alves, Dr. Clotário de Macedo Portugal Neto, Dr. Edison Carlos Schramm, Dr. Firmino de Paula Santos Lima, Dr.Carlos Miranda, Francisco Augusto Caminski, Francisco de Abreu, Gregório Figueira Maciel, Jaime Santos, João Carlos Jascyszen, José Eufrasino de Souza, José Witkowski, Julia Skalski, Orlei Kantor, Padre Eduardo Wrobel, Padre Miecislau Lekent, Roberto Paulo Guimarães, Shirley Maciel, Taciano Almeida.
        Em 25 de abril de 1977 teve o término de suas atividades por falta de pessoas idosas a serem atendidas passando ao atendimento ao bem estar do menor, através da aplicação do plano de prevenção da marginalização e outros compatíveis em seus objetivos.
        O Lar São Mateus, então com início das suas atividades em 25 de abril de 1977, com sede e foro na cidade e Comarca de São Mateus do Sul, Paraná, com finalidade a promoção social de famílias economicamente vulneráveis em  idade a partir de 4 meses a 10 anos em regime de contra turno escolar, através de programas, ações e serviços voltados para as áreas social, de saúde, educação, segurança alimentar e nutricional e da promoção do voluntariado. 
Em 2010, adequando-se as exigências legais, passou a atender exclusivamente a faixa etária de 5 a 10 anos completos, caracterizando-se como a única instituição do município a prestar este tipo de atendimento, através de oficinas socioeducativas.
O Lar São Mateus desenvolve um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com as crianças conforme a Resolução CNAS nº 109/2009 tratando-se de um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Onde foi reordenado em 2013 por meio da Resolução Conselho Nacional de Assistência Social -CNAS nº01/2013.   
        A entidade funciona com o apoio dos sócios contribuintes, eventos sociais, participações em projetos e Repasse de subsidio financeiro da Prefeitura Municipal que representa grande significância para podermos dar continuidade às ações desenvolvidas. 

O prédio onde hoje encontra-se nossa instituição foi projetado oficialmente para ser o hospital da cidade. Inaugurado no ano de 1921.

Até o ano de 1970, o prédio serviu nossa cidade de São Mateus do Sul como instalações do hospital da cidade.

A partir de 1971 tornou-se então a sede do Lar São Mateus.