52977041_2366640380023365_13932563038491

Outras Informações

Descrição das ações compartilhadas entre entidade e a Rede Socioassistencial 


O atendimento da entidade está interligado com os demais serviços do Município como: Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, Centro  de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Adolescentro e CEJU. O Lar São Mateus também participa e colabora nas campanhas desenvolvidas pela Rede de Proteção a Criança e ao adolescente e a participação nas ações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e CMAS.

Formas de trabalho colaborativo entre a entidade, pais e responsáveis

As formas de trabalho colaborativo entre a entidade e os pais ou responsáveis, se dá no contato diário, com uso de agenda, contato telefônico e a acolhida aos mesmos, Projeto Ciranda dos Pais que é realizado semestralmente com pais e responsáveis e a equipe técnica, objetivando trabalhar temas específicos com a realidade das crianças atendidas dentro da entidade, participação em reuniões pedagógicas, participam de atividades recreativa sendo a festa da família.
Auxiliam ainda em vendas de rifas, promoções, alguns realizam trabalho voluntário como: corte de grama, manutenção predial (pequenos consertos).


Pode-se afirmar que a parceria entre entidade e a família é uma união que faz a diferença, porém ainda temos muitas dificuldades no compromisso das famílias com a entidade.

Inclusão


Atualmente atendemos duas criança com Síndrome de DOWN. Ambas participam normalmente de todas as atividades ofertadas nas oficinas juntamente com as demais crianças, mas ressalta-se que não contamos com espaço físico adequado para tal. Salienta-se que este assunto é debatido em reuniões pedagógicas  e todos tem em mente a necessidade de aprofundamento de estudos a respeito.