
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INSTITUIÇÃO
Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em conformidade com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, será dado continuidade ao trabalho realizado nos anos anteriores através de oficinas socioeducativas será realizado um trabalho lúdico-criativo-construtivo, que favorece todas as formas de expressão, respeitando as individualidades e proporcionando um espaço para o ser “criança”, desenvolvendo atividades voltadas à garantia de direitos, promoção, proteção, desenvolvimento e socialização, das crianças que se encontram em risco e vulnerabilidade social.
Analisando a realidade do nosso público, sente-se uma necessidade maior de pensar no amanhã, na formação do caráter e responsabilidades que estes pequenos terão para que se tenha uma nação mais justa e comprometida com o todo e não só com si próprio, exercitando a empatia necessária para a convivência social visando sua formação para o futuro cidadão atuante de uma sociedade em constantes transformações, consciente de seus direitos e deveres.
As oficinas socioeducativas são divididas em: Oficina de Informática, Oficina de Dança, Oficina de Artes Manuais, Educação física, Oficina de Literatura e Teatro, com atividades que buscam o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, social e motor, além de contarmos com uma brinquedoteca para os dias de chuva.
As oficinas socioeducativas são organizadas da seguinte forma:

OFICINA DE INFORMÁTICA
A oficina de informática tem como objetivo incluir as crianças no mundo digital, trabalhar a cidadania, respeito, inclusão digital e social, além de apresentar ferramentas de conhecimento técnico. Diante da revolução tecnológica vivida e a forma como tais exigências se refletem no ambiente educacional, social e na prática educativa, faz-se necessário viabilizar a construção do conhecimento, através da mídia digital, por se constituir uma importante ferramenta para minimizar os impactos causados pela violação dos direitos sociais, com o objetivo de formar o senso crítico não só das crianças , mas da sociedade em geral, para que dessa forma a cidadania possa ser exercida e possa-se alcançar de fato um Estado democrático de direito.
Os procedimentos metodológicos se constituem na realização de aulas teóricas e praticas de informática, com o intuito de os habilitar para a inclusão digital, bem como possibilitar o despertar para a perspectiva de atuarem futuramente como mediadores na construção do conhecimento na era da tecnologia.

OFICINA DE LITERATURA E TEATRO
A literatura pode abrir portas e janelas para um universo fascinante de conhecimentos, curiosidades, modos diversos de ver o mundo. O que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, o que torna imperioso incentivar a leitura prazerosa. Os conteúdos de LITERATURA serão variados e vão desde os contos clássicos aos populares, lendas e mitos, crônicas e linguagem poética sempre tentando explorar deles lições e conceitos valorosos para a formação intelectual, ética e moral da criança, valorizando e incentivando o hábito da leitura, da comunicação, interação social e da expressão verbal e escrita.
O TEATRO tem como objetivo principal de contribuir para a popularização da arte, trabalhando histórias da nossa cultura e se transformam em espaços de criação e desenvolvimento do lúdico. O teatro é uma arte com potencial que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação da criança, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla.
O teatro forma um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e integração social, proporcionando aos indivíduos o acesso à arte, à fluência de idéias e experiências que vêm contribuir para a promoção da cidadania. Acreditamos que a arte é instrumento primordial a transmissão de cultura, e ampliação de idéias para tornar a criança um agente de suas próprias mudanças.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Tem por objetivo contemplar o desenvolvimento motor, afetivo-social e cognitivo, que podem assumir diferentes relações nos conteúdos conforme a faixa etária das crianças. Portanto, espera-se que as crianças possam melhorar, adquirir, ampliar e ter acesso a alguns componentes essenciais, que favorecem a consolidação de hábitos saudáveis, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, bem como regras de conduta da convivência em grupo; tudo isso visando à formação da sua personalidade.

OFICINA DE ARTES MANUAIS
O objetivo da oficina é desenvolver as habilidades de coordenação motora ampla e fina, atenção, concentração, raciocínio lógico, criatividade, imaginação, memorização, autoestima e a sensibilidade artística. Proporcionando o aprendizado de diferentes técnicas usando materiais básicos (cola colorida, tintas, papel crepom, cartolina, tecidos e outros) e materiais recicláveis (caixas diversas, garrafas pet, jornal, etc.), trabalhar conceitos e difundir valores relacionados à responsabilidade socioambiental, além de resgatar a importância dos brinquedos e do brincar de forma simples e divertida confeccionando seus próprios brinquedos. Dentre as atividades desenvolvidas estão às confecções de lembrancinhas para eventos internos e externos.

OFICINA DANÇA
A oficina propõe a experiência da dança, a partir da vivência de jogos e exercícios cênicos individuais e coletivos, que venha colaborar com o seu processo de desenvolvimento, tornando-a receptiva e participativa além de favorecer no processo de construção de conhecimento e expressão verbal e corporal.